terça-feira, 14 de abril de 2009

Alergias na Primavera precoce


A chegada precoce da Primavera nestes últimos anos trouxe também mais cedo os pólenes causadores de alergia, segundo Mário Morais de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Em Março já se atingiram os valores dos níveis de pólen característicos de Abril, o que faz prever ”bastantes alergias e grandes quantidades de pólenes, que se vão manter durante bastante tempo na atmosfera”, adiantou à agência Lusa o presidente da SPAIC.
De acordo com Mário Morais de Almeida, cerca de um terço da população portuguesa tem alergias e cerca de 20% tem alergias a pólenes.

Mário Morais de Almeida salienta também que há cada vez mais casos de pessoas com alergias. Segundo o presidente da SPAIC, este facto deve-se à diminuição de infecções na primeira infância, pelo seu melhor controlo, nomeadamente através da vacinação, uso de antibióticos e melhores condições sanitárias. Isso poderá fazer com que o sistema imunológico, ao estar menos “ocupado” a combater as infecções por microrganismos, se foque nos alergénios ambientais, os quais seriam inofensivos para o homem.

Os ambientes fechados em que actualmente todos vivemos e o tipo de alimentação poderão também estar envolvidos.

Na opinião de Mário Morais de Almeida, “nós precisamos que o nosso sistema imunológico aprenda, se eduque e, para isso, tem de entrar em confronto com alguns agentes infeccioso que estão no ambiente”. (in ALERT® Saúde na Internet)