As mudanças climáticas podem estar a reduzir o tamanho das espécies, afirmam investigadores citados pela revista New Scientist. As alterações da dimensão, naturalmente, serão lentas, mas a regra aplica-se à maioria dos animais da Terra: quanto maior for o aquecimento global, em princípio mais intenso será o fenómeno do encolhimento.
A ideia vem da observação e os cientistas referem a regra de Bergmann, segundo a qual o tamanho das espécies varia conforme a latitude, sendo menor junto dos trópicos e maior nas zonas setentrionais. A teoria, controversa, é de que o rácio superficie-volume mais baixo nos animais de maior porto favorece a retençao de calor, permitindo a sobrevivência nas maiores latitudes. Pelo contrário, no calor, estes animais grandes têm maior dificuldade em manter a temperatura. Para a bióloga, Wendy Fodden, "faz todo o sentido ser maior quando está frio. À medida que o mundo se tornar mais quente, o inverso também acontecerá e as espécies vão encolher".
Segundo Kaustuv Roy, da Universidade de San Diego (EUA), o estudo de fósseis de microcrustaceos oceânicos, ostracodes, permite concluir que os espécimes tiveram um aumento do tamanho médio quando o mundo arrefeceu 12ºC, há vários milhões de anos... (in Sábado)
O sistema climático do mundo é complicado. É difícil fazer previsões precisas, mas as tendências futuras estão se tornando cada vez mais claras. Apesar de existir uma crescente preocupação por parte das gerações mais jovens em relação ao ambiente, isto só não chega. Já todos temos conhecimentos suficientes para perceber a gravidade do problema... Por isso, há que agir! Reciclem, reutilizem, reduzam, andem a pé, usem as bicicletas em vez de carros, e acima de tudo, ensinem tudo o que já sabem ao próximo.
Lutem por um mundo mais limpo! ;D
Recomendamos:
Sem comentários:
Enviar um comentário