segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Sumos contra remédios


Uma pesquisa recente desaconselha a toma de medicamentos com sumos de fruta, como toranja, maçã ou laranja, porque prejudicam a sua absorção pelo organismo e podem mesmo anular totalmente o efeito dos remédios.

De acordo com o responsável pelo estudo, realizado no Canadá, os sumos de frutas podem diminuir substancialmente a absorção oral de certos medicamentos que passam para a corrente sanguínea através do intestino e alguns desses remédios são essenciais para o tratamento de certas doenças sérias. Entre essas doenças estão as cardíacas, o cancro, a rejeição a orgãos transplantados e infecções.
Este foi o primeiro estudo controlado relativamente ao efeito dos sumos de fruta sobre as drogas em humanos.

O responsável máximo pelo estudo, David Bailey, já tinha descoberto, há 20 anos, que o sumo de toranja aumentava drasticamente a absorção de um determinado medicamento para tratar a pressão alta, provocando mesmo overdoses.

Após o estudo, vários investigadores fizeram a mesma análise, mas para outros medicamentos chegando à conclusão de que o efeito era o mesmo para quase 50 remédios, daí que actualmente muitos medicamentos tenham advertências sobre a sua ingestão com sumos de fruta. Os cientistas alargaram agora o estudo a outros sumos de fruta, acrescentaram o de maçã e o de laranja, experimentaram com outros remédios e detectaram que com esses medicamentos o efeito era o oposto: era diminuída ou mesma anulada a sua absorção (in Notícias Sábado).

Sem comentários: